Alargamento dos serviços de apoio à integração de migrantes em todo o território nacional CLAIM e CNAIM
Alargamento dos serviços de apoio à integração de migrantes em todo o território nacional CLAIM e CNAIM
- CLAIM - O que são?
São gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
- Para que servem?
Estes gabinetes/espaços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
A Rede CLAIM conta também com CLAIM especializados, que intervêm em diferentes áreas, por forma a complementar e solidificar o seu processo de integração.
- Rede CLAIM
É uma rede local para um atendimento de proximidade, que tem como objetivo promover uma integração de proximidade. Em algumas regiões, esse atendimento é prestado em regime de itinerância, fazendo chegar o serviço junto de pessoas migrantes que de outro modo não têm acesso a ele, seja por falta de mobilidade ou ausência de outros recursos.
Atualmente existem 169 CLAIM, distribuídos de norte a sul do país e ilhas.
Veja aqui todos os contactos dos CLAIM
- Entidade responsável
Alto Comissariado para as Migrações (ACM)
- CNAIM - O que são?
Os Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) foram criados em 2004 para dar resposta a diferentes dificuldades sentidas pelos migrantes, no seu processo de integração em Portugal.
As diferenças culturais, organizacionais e legislativas, a par da quantidade de serviços diferentes, aos quais os migrantes têm de recorrer, levaram o Alto Comissariado para as Migrações, a criar um local que reunisse, num mesmo espaço, diferentes serviços, instituições e gabinetes de apoio aos migrantes. Um espaço pensado especialmente para os migrantes.
- Para que servem?
Servem para responder, num só espaço à interação dos imigrantes com os vários serviços públicos que se relacionam com a imigração, nomeadamente: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Segurança Social, Autoridade para as Condições do Trabalho, Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
- Entidade responsável
Alto Comissariado para as Migrações (ACM)