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Migrantes

Migrantes

Garantir uma efetiva igualdade no acesso aos serviços essenciais

As crianças e jovens que se encontram, pela sua origem ou condição, em situação de especial vulnerabilidade, mais concretamente, os jovens imigrantes, refugiados ou de grupos minoritários, nomeadamente de comunidades portuguesas ciganas, pela especificidade e gravidade dos problemas e barreiras a que estão expostas, devem poder aceder a um conjunto de medidas e iniciativas com vista a favorecer a igualdade de oportunidades.

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Inclusão de Crianças e Jovens Especialmente Vulneráveis

4 medidas

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Alargamento dos serviços de apoio à integração de migrantes em todo o território nacional CLAIM e CNAIM

Alargamento dos serviços de apoio à integração de migrantes em todo o território nacional CLAIM e CNAIM

  • CLAIM - O que são?

São gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.

  • Para que servem?

Estes gabinetes/espaços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

A Rede CLAIM conta também com CLAIM especializados, que intervêm em diferentes áreas, por forma a complementar e solidificar o seu processo de integração.

  • Rede CLAIM

É uma rede local para um atendimento de proximidade, que tem como objetivo promover uma integração de proximidade. Em algumas regiões, esse atendimento é prestado em regime de itinerância, fazendo chegar o serviço junto de pessoas migrantes que de outro modo não têm acesso a ele, seja por falta de mobilidade ou ausência de outros recursos. 

Atualmente existem 169 CLAIM, distribuídos de norte a sul do país e ilhas. 

Veja aqui todos os contactos dos CLAIM

  • Entidade responsável

Alto Comissariado para as Migrações (ACM)

  • CNAIM - O que são?

Os Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) foram criados em 2004 para dar resposta a diferentes dificuldades sentidas pelos migrantes, no seu processo de integração em Portugal. 

As diferenças culturais, organizacionais e legislativas, a par da quantidade de serviços diferentes, aos quais os migrantes têm de recorrer, levaram o Alto Comissariado para as Migrações, a criar um local que reunisse, num mesmo espaço, diferentes serviços, instituições e gabinetes de apoio aos migrantes. Um espaço pensado especialmente para os migrantes.

  • Para que servem?

Servem para responder, num só espaço à interação dos imigrantes com os vários serviços públicos que se relacionam com a imigração, nomeadamente: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Segurança Social, Autoridade para as Condições do Trabalho, Ministério da Saúde e Ministério da Educação. 

  • Entidade responsável

Alto Comissariado para as Migrações (ACM)

2

Aprendizagem Português Língua Não Materna

Aprendizagem Português Língua Não Materna

  • O que é?

Oferta da disciplina de Português Língua Não Materna e ou de medidas específicas de apoio no ensino básico - 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, nos cursos científico-humanísticos e nos cursos artísticos especializados do ensino secundário, bem como nos cursos profissionais de nível secundário de dupla certificação, escolar e profissional.

Aos alunos recém-chegados ao sistema educativo nacional, com vista a promover a equidade e a igualdade de oportunidades, poderá a escola, em articulação com os pais ou encarregados de educação, disponibilizar respostas educativas que facilitem o acesso ao currículo, através de mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, designadamente:
  • A promoção de uma integração progressiva no currículo, através da frequência das atividades letivas selecionadas, com base no perfil sociolinguístico e no percurso escolar dos alunos, de forma a reforçar a aprendizagem da língua portuguesa e o seu desenvolvimento enquanto língua de escolarização;
  • O desenvolvimento de outros projetos de intervenção aprovados pela escola, sob parecer favorável da Direção-Geral da Educação (DGE) ou da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP, I.P.), consoante a oferta educativa e formativa frequentada.

Os estabelecimentos de educação e de ensino, no âmbito da sua autonomia e do seu projeto educativo, deverão proporcionar aos alunos outras atividades que potenciem a imersão linguística, o relacionamento interpessoal, a inclusão na escola e o sentido de pertença, designadamente tutorias e mentorias, clubes e desporto escolar.

  • A quem se destina?

Alunos, entre os 6 e os 18 anos, recém-chegados ao sistema educativo que não tenham o português como língua materna ou que não tenham tido o português como língua de escolarização e para os quais, de acordo com o seu percurso escolar e o seu perfil sociolinguístico, a escola considere ser a oferta curricular mais adequada.

  • Entidade responsável?

Ministério da Educação 

  • Contactos: Av. 24 de Julho, n.º 140 - 4.º 1399-025 LISBOA

Tel.: 21 393 45 00

Endereço eletrónico: dge@dge.mec.pt 

3

Programa Escolhas

Programa Escolhas

  • O que é?
O Programa Escolhas é um programa cuja missão é promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social. 
 
O Programa Escolhas está estruturado em três áreas de intervenção:
  • Educação, Inclusão digital, Formação e Qualificação;
  • Emprego e Empreendedorismo;
  • Dinamização Comunitária, Saúde, Participação e Cidadania.
  • A quem se destina?
Destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 25 anos, particularmente os provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica, que se encontrem numa ou mais das seguintes situações:
  • Absentismo escolar;
  • Insucesso escolar;
  • Abandono escolar precoce;
  • Jovens NEET; 
  • Desemprego;
  • Comportamentos desviantes;
  • Sujeito a medidas tutelares educativas;
  •  Sujeito a medidas de promoção e proteção;
  • Detidos (as) em estabelecimentos prisionais;
  • Vítimas de qualquer forma de violência.
 
  • Onde se localiza?
O Programa está inserido em vários bairros e freguesias de Portugal, que tem como objetivo o desenvolvimento de vários projetos de prevenção da criminalidade e inserção dos jovens. 
 
  • Entidade responsável?
Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações e integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.).
4

ROMA Educa

ROMA Educa

  • O que é?
O Programa de bolsas ROMA Educa, desenvolvido pelo Alto Comissariado para as Migrações, prevê a atribuição de 120 bolsas de estudo, para o apoio à frequência e permanência do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, a estudantes provenientes das comunidades ciganas. Tem como principal objetivo o combate ao absentismo escolar, por parte da comunidade cigana.
 
Este programa prevê um apoio pecuniário de 450€ anuais, pagos a cada bolseiro mediante a apresentação de assiduidade e comportamentos positivos.
 
  • Quem tem direito?
Podem aceder a este programa, estudantes provenientes de comunidades ciganas, residentes em território nacional, que estejam matriculados e a frequentar o 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade), ou do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade), ou, ainda, curso equiparado a estes níveis de ensino.
 
  • Como posso pedir? Que formulários e documentos tenho de entregar?
Através do preenchimento e submissão do formulário on-line, acessível aqui, e dos restantes documentos previstos no número 1 do artigo 11.º do Regulamento. Qualquer candidatura que não seja acompanhada de todos os documentos que a instruem poderá ser excluída do processo de análise.
 
  • Qual o prazo de candidatura?
As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 16 de janeiro de 2023 às 23h59.
 
  • Entidade responsável?
Alto Comissariado para as Migrações (ACM)
 
  • Contacto: naci@acm.gov.pt